quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS ON-LINE DO NEAD/UNIT (2003/1)

Silvânia Santana Costa
silvaniasanc@yahoo.com.br

RESUMO

De acordo com a legislação, as IES podem ofertar em cursos presenciais até 20 por cento das disciplinas na modalidade a distância, assim, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Tiradentes (UNIT) oferecia em diversos cursos disciplinas on-line. O presente trabalho pretende analisar os questionários referentes ao ambiente virtual do NEAD/UNIT no período de 2003. A metodologia seguida pautou-se na ordenação dos questionários por disciplina visando levantar os dados sobre o conteúdo, o ambiente virtual, o suporte técnico, a tutoria, a auto-avaliação e a avaliação, montou-se um panorama geral do grau de satisfação dos alunos. Desta forma, podemos detectar as dificuldades, as melhorias e as continuidades compreendendo como o ensino a distância por meio do AVA se processava na instituição.
Palavras-chave: Educação a Distância, NEAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

ABSTRACT
In accordance with the legislation, the IES can offer in actual courses up to 20 percent of in the distance discipline them in the modality, thus, the Nucleus of Education in the distance (NEAD) of Universidade Tiradentes (UNIT) offered in diverse courses discipline on-line. The present work intends to analyze the referring questionnaires to the virtual environment of the NEAD/UNIT in the period of 2003. The followed methodology was pautou in the ordinance of the questionnaires for disciplines aiming at to raise the data on the content, the virtual environment, the support technician, the guardianship, the auto-evaluation and the evaluation, mounted a general panorama of the degree of satisfaction of the pupils. In such a way, we can detect the difficulties, the improvements and the continuities understanding as education in the distance by means of the AVA if it processed in the institution.
Key-word: Education in the distance, NEAD, Virtual Environment of Learning (AVA)

RESUMEN

De acuerdo con la legislación, el IES puede ofrecer en cursos reales hasta que 20 por ciento en de la distancia los disciplinan en la modalidad, así, el núcleo de la educación en la distancia (NEAD) de Universidade Tiradentes (UNIDAD) ofrecido en disciplina diversa de los cursos en línea. El actual trabajo se prepone analizar los cuestionarios que se refieren al ambiente virtual del NEAD/UNIT en el período de 2003. La metodología seguida era pautou en la ordenanza de los cuestionarios para las disciplinas que tenían como objetivo para levantar los datos sobre el contenido, el ambiente virtual, el técnico de la ayuda, la tutela, la automóvil-evaluación y la evaluación, montó un panorama general del grado de satisfacción de las pupilas. De tal manera, podemos detectar las dificultades, las mejoras y las continuidades entendiendo como la educación en la distancia por medio del AVA si procesó en la institución.
Palabra-clave: Educación la distancia, NEAD, ambiente virtual de aprender (AVA)

1. BREVE INTRÓITO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


A institucionalização da educação a distância ocorreu no século XIX por iniciativa de estabelecimentos nos Estados Unidos e na Europa oferecendo inicialmente cursos por correspondência. A partir do século XX até a Segunda Guerra Mundial, foram inseridas metodologias ao ensino por correspondências influenciadas pelos “novos meios de comunicação de massa, principalmente o rádio, dando origem a projetos muito importantes, principalmente no meio rural”.
De acordo com Preti:

o século XX encontrou na Educação a Distância/EAD uma alternativa, uma opção às exigências sociais e pedagógicas, contando com o apoio dos avanços das novas tecnologias da informação e da comunicação. A EAD passou a ocupar uma posição instrumental estratégica para satisfazer as amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas.

No Brasil a origem da Educação a Distância está vinculada a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923 por um grupo membros da Academia Brasileira de Ciências que foi doada em 1936 ao Ministério da Educação e Saúde. Em 1956 foi criado o Movimento de Educação de Base (MEB) considerado o maior sistema de educação a distância não formal criado no Brasil. Ele “distinguiu-se pela utilização do rádio e montagem de uma perspectiva de sistema articulado de ensino com as classes populares. Porém, a repressão política que se seguiu ao golpe de 1964 desmantelou o projeto inicial” (NUNES, s/d).
Em 1965 funcionou uma Comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa que criou em 1972, o Programa Nacional de Teleducação (PRONTEL). Neste ano o governo criou a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa, que em 1981 passou a se chamar FUNTEVE que fortaleceu o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (SINREAD) em parcerias com diversas rádio educativas e canais de Televisão.
Na década de 60 foram criados diversos cursos secundários e superiores na Europa que posteriormente difundiu-se para outros países do mundo. Com a transformação do dos programas percebe-se a eliminação do caráter depreciativo embutido nessa forma de conduzir o processo de ensino aprendizagem.
É nesse mesmo período que se desenvolveram na América Latina os projetos de alfabetização destinados as populações camponesas e rurais utilizando o rádio como instrumento de mediação. A educação a distância tornou-se uma alternativa para democratizar o ensino, visando atender a carência educacional de áreas urbanas e rurais desprovidas do processo educativo.
É na década de 70 que “se promove o uso de programas de televisão para a educação a distância, pelos quais a imagem reforça aquilo que se expressa nos textos impressos. Também se realizam produções em que um docente, diante da câmara, “explica” um tema à maneira de uma classe presencial tradicional” (LITWIN, 2001).
Uma bancada de especialistas do MEC e Conselho Federal de Educação, coordenada por Arnaldo Niskier, em 1986 pelo documento Ensino a Distância uma opção – proposta do Conselho Federal de Educação, determinou que “a modalidade é tida como uma alternativa viável à democratização das oportunidades educacionais no país, compreendendo a democratização como acesso, permanência e qualidade de ensino” (ORESTE, 1996).
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seu artigo 80 estabelece que:

Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
§ 1º. A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.
§ 2º. A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância.
§ 3º. As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação à distância e a autorização para sua implementação, caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.
§ 4º. A educação à distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:
I - custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
II - concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;
III - reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais.

Em 9 de dezembro de 2005 o Decreto n° 5.622 que regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determina em seu artigo 1° e 3°:

Art. 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. 
Art. 3o  A criação, organização, oferta e desenvolvimento de cursos e programas a distância deverão observar ao estabelecido na legislação e em regulamentações em vigor, para os respectivos níveis e modalidades da educação nacional (LDB/9.394/96).

Em Sergipe a Educação a Distância se institucionalizou na Universidade Tiradentes, localizada em Aracaju, que por meio do Núcleo de Educação a Distância – NEAD é a instituição de Ensino Superior pioneira em oferecer cursos e disciplinas na modalidade a distância no estado de Sergipe. Em 2002 foi credenciada pelo MEC para oferecer cursos de graduação e pós-graduação.


Trabalho completo publicado na Revista Fragmenta da UNIT

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