terça-feira, 26 de outubro de 2010

O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE HISTÓRIA

Silvânia Santana Costa

Ao longo do século presenciamos as transformações no âmbito do pensamento pedagógico influenciando as questões sobre as formas de ensinar. Dentro das novas perspectivas, o ensino de História voltou-se para a valorização das ações dos discentes com o intuito de formar cidadãos críticos e atuantes. Para isso, é necessário que os docentes adotem estratégias e métodos de ensino que possibilitem a construção crítica do conhecimento histórico respeitando as diferenças culturais e o estágio cognitivo dos alunos. O uso das tecnologias pressupõe um processo de reflexão e reconstrução da prática pedagógica, porque permite ampliar formas tradicionais de transmissão do saber, predominantemente oral e escrita, e possibilita gerar processos de renovação metodológica em harmonia com as linguagens atualmente utilizadas.No século XIX, a transmissão dos conteúdos reduzia-se a fala do professor, cabia aos alunos memorizar as datas, os textos escritos, os nomes dos “grandes” personagens históricos. Os conteúdos de História eram agrupados em compêndios, de acordo com Santos (2004, p. 20) “o compêndio estabelecia o conteúdo para cada disciplina, pois não existia programa de disciplina”. No inicio do século XX, sob a influência das propostas escolanovistas apresentou-se a idéia de inovação no ensino da História buscando metodologias que inovassem na transmissão do conhecimento a partir da análise das narrativas, dos desenhos, dos quadros, esboços geográficos desprezando a memorização. Apesar de prevalecer os métodos mnemônicos em detrimento dos métodos ativos.
Entretanto, diante das transformações sociais, das contribuições pedagógicas da Psicologia, da apresentação de propostas pedagógicas que priorizavam o discurso interdisciplinar e da necessidade de formação de indivíduos atuantes e participativos, o ensino de História tem sido repensado. Diante disso, é fundamental refletir sobre a utilização das tecnologias no ensino de História, visto que na sociedade contemporânea é inegável a velocidade da inserção tecnológica influenciando a estrutura social, econômica, política e educacional. Como os meios de informação e comunicação são realidades no cotidiano do aluno, o professor não pode ignorar a contribuição dos instrumentos tecnológicos para a construção do conhecimento histórico.
Outro elemento essencial é a necessidade de aperfeiçoamento docente para o uso das TICs no ambiente escolar, presenciamos as dificuldades, incertezas e na maioria das vezes a resistência em mudarem de paradigma. É preciso proporcionar ambientes que permitam a inserção nesse novo contexto como forma de percepção das inovações.

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